A influência de um dos maiores esquemas de corrupção ambiental investigados em Minas Gerais se estendeu até o coração das decisões ambientais de Mariana. Dois dos alvos da “Operação Rejeito” da Polícia Federal, Fernando Benício de Oliveira Paula e Ênio Marcus Brandão Fonseca, foram nomeados para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA). A investigação federal aponta que Fernando Benício, na condição de conselheiro estadual, teria vendido seu voto por R$5 mil para aprovar uma licença fraudulenta, com a intermediação de Ênio Brandão. Ambos representavam, respectivamente como titular e vice, a mesma entidade, a Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, no órgão que deveria zelar pelo meio ambiente de Mariana.
A dupla atuação, nas esferas estadual e municipal, sugere uma estratégia coordenada para influenciar processos de licenciamento e levanta suspeitas sobre a lisura do processo de licenciamento de projetos minerários aprovados pelo conselho nos últimos anos. Em Ouro Preto, pelo menos dois empreendimentos na Serra do Botafogo eram ligados à mesma organização criminosa que, segundo a PF, movimentou R$1,5 bilhão em esquema fraudulento.
O intermediário estratégico
O inquérito da Polícia Federal, ao qual a Agência Primaz teve acesso à íntegra, detalha o passo a passo da dupla de conselheiros para fraudar a licença da empresa Fleurs Global Mineração LTDA. A investigação aponta que Ênio Brandão atuou como um elo entre o núcleo de liderança da ORCRIM (Organização Criminosa) e Fernando Benício, conselheiro do Conselho Estadual de Politíca Ambiental de Minas Gerais (COPAM-MG).
No dia 22 de junho de 2024, Ênio teria feito contato com João Alberto Lages, ex-deputado estadual e um dos líderes da organização criminosa. Em um áudio interceptado pela PF, Ênio informa que entrou em contato com Fernando Benício e agendou uma reunião entre João e Fernando para o dia 24 de junho, na sede da Minerar Participações.
Fonte: https://www.agenciaprimaz.com.br/2025/09/24/operacao-rejeito-pf-investiga-conselheiros-do-codema-mariana/