Na busca incessante para que os servidores e funcionários públicos municipais de Mariana sejam ´reconhecidos como afetados` pelo rompimento da Barragem do Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, nosso Sindicato reuniu-se, no dia 30 de março, com o Deputado Estadual Whelton Pimentel de Freitas - PT (mais conhecido como Leleco). Leleco faz parte da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana. Essa comissão tem por finalidade acompanhar e monitorar as negociações sobre os desdobramentos das conversas entre os governos de Minas Gerais e Espírito Santo e as mineradoras Samarco, BHP Billiton e Vale, por um trato de reparação pelas perdas socioambientais causadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
No encontro, nosso Presidente Francisco de Assis de Souza (Chico Veterinário) entregou ao parlamentar Leleco, um ´dossiê` do histórico das perdas salarias que nossos servidores e funcionários acumulam desde o rompimento da barragem do Fundão até a presente data. Nosso objetivo é que essas ´perdas` sejam reconhecidas e reparadas pelas autoridades competentes que cuidam do caso.
´´O encontro foi muito proveitoso. O Deputado Leleco foi extremamente atencioso e solícito aos nossos pedidos e de imediato tomou duas providências: entregou o ´´dossiê`` imediatamente e, na nossa presença, ao Presidente da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana (Deputado Ulysses Gomes – PT) e mobilizou seu gabinete para realizar uma série de medidas protocolares visando que nossas reivindicações fossem encaminhadas e/ou incorporadas as pautas de discursões em todas as instâncias que as mesmas estão sendo tratadas. Essas ações nos deixaram bastante otimistas quanto a um possível desfecho favorável as nossas reivindicações``, comentou nosso Presidente Chico Veterinário ao fim do encontro.
Na avaliação de nossa Diretoria, demos um importante passo. Agora é torcermos para que ele tenha um efeito positivo e que possamos vencer mais essa batalho. O SINDSERVMARIANA agradece, em especial, ao Deputado Leleco Pimentel e ao Deputado Ulysses Gomes pelo tratamento que recebemos.